PARANÁ COLOCA PRESOS PARA RECONSTRUIR ESCOLAS E APAE DE RIO BONITO DO IGUAÇU





O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta segunda-feira (10), o uso de mão de obra carcerária na reconstrução das escolas, creches e da Apae de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, atingidas pelo tornado que devastou o município.

A ação é uma parceria entre as secretarias estaduais da Segurança Pública e da Educação, e já conta com 14 pessoas privadas de liberdade atuando na cidade, sob acompanhamento de monitores da Polícia Penal.

Os detentos foram deslocados de Guarapuava — sendo quatro da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul e dez da Penitenciária Estadual de Guarapuava — e integram o programa Mãos Amigas, iniciativa do Governo do Estado que promove a reinserção social de presos por meio de serviços de manutenção, conservação e reparos em unidades escolares da rede estadual.




Segundo o governo, o programa une reintegração social e valorização dos espaços públicos, beneficiando tanto as escolas quanto os participantes, que desenvolvem habilidades profissionais e senso de pertencimento social.
Participam apenas presos do regime semiaberto, com bom comportamento e condenações por crimes de baixa periculosidade.

> “Vamos chegar a 30 detentos do Mãos Amigas para ajudar na limpeza dos entulhos. Queremos ser rápidos nisso para que, em breve, as crianças e adolescentes voltem para a escola”, afirmou Ratinho Junior.



📸 Texto e fotos: reprodução



Postar um comentário

0 Comentários

© 2025 Quedas do Iguaçu em Foco | Sobre | Contato | Política de Privacidade